Voltar à estrada

A culpa deste meu gosto por viagens e pelo mundo é, como não podia deixar de ser, dos meus pais. Quando comecei a sonhar com viajar e ver coisas, eles disseram "Arranja maneira de ganhar a viagem que nós arranjamos o dinheiro para levares no bolso". E foi assim que no meu 12 ano ganhei três viagens. Atirava-me de cabeça a cada concurso que havia na escola que me podia levar a qualquer lado.
Depois veio o Erasmus, no final da Faculdade. E a minha gratidão para com os meus pais por causa disso é ainda maior. Convenhamos, foram 4 meses num país caro como as maleitas. Mas Copenhaga tornou-me para sempre uma viajante. Apaixonada por países nórdicos. Adoro a estética, a calma que me transmitem. Copenhaga é provavelmente a cidade do mundo para que me mudava amanhã sem pensar duas vezes. Ok, Copenhaga e o Porto.
E para a semana vou conhecer mais uma dessas cidades nórdicas. E vou ver um glaciar! Sim, vou passar o fim-de-semana à Islândia. Uma viagem toca e foge para saciar um bocadinho da curiosidade que me morde há anos. Já antes de Angola eu andava a sonhar com uma viagem National Geographic pela Ring Road. Não a fiz na altura que aquilo custava os olhos da cara. Depois meteu-se África e depois o regresso a casa e a vontade de ficar por perto, depois Londres e uma cidade inteira para descobrir, depois a tourada do ano passada que não me deixava voar. Mas agora posso. E uma vantagem de Londres é que, com jeitinho, se conseguem voos baratos para alguns lugares. E dá para ir na sexta e voltar no domingo. O que não dá tempo para muito, é verdade. Mas vai dar tempo para trazer imagens com que ilustrar os livros do Laxness e do Sjón. Talvez ilustrar um pouco as sagas. E ver um glaciar! Eu vou ver um glaciar!
Esperam-se fotografias mete nojo por aqui dentro de uma semana!
Snæfellsjökull
Foto de Gunnar Eiríkur Hauksson

Comentários