Luanda num dia irritante

De vez em quando Luanda tira o dia para me irritar. É sempre preciso ter uma boa dose de paciência, capacidade de encaixe e sentido de humor para viver aqui. A isso tudo eu junto a consciência de 30 anos de guerra. Mas há dias em que não se aguenta.
A festa começou ontem à noite. Cheguei a casa e a minha empregada decidiu deixar uma caixa com um rasgo para lhe deixarmos as boas festas. Escusado será dizer que lhe liguei imediatamente. Afinal ela é tão colaboradora da empresa como eu e eu não deixo uma caixa no gabinete do meu chefe. Esta coisa de meia Luanda andar a pedir as boas festas já me andava a irritar há uns dias mas ontem passou das marcas.
Hoje de manhã a reunião das 8:30 foi passada para as onze. Assim, sem mais. Fui embora que tinha outros compromissos.
A caminho de Luanda Sul, uma senhora decide sair da berma, numa zona onde se circula a 60 ou 80, a uns animados 20 à hora. Sai da berma para a faixa sem pré-aviso e lá estou a esticar os travões até ao fundo e a dar guinadas para a evitar e para não me enfaixar no carro da esquerda. Buzinei e a senhora na boa, como se não fosse nada com ela. A branca que se desvie.
Chego à obra e o segurança em vez de me perguntar quem sou e ao que venho, abre o portão sem mais nada. Costumo ter paciência para lhes explicar que têm de pedir a identificação de toda a gente. Hoje a única reacção teve mesmo que ser "Feche o portão. Vá buscar os papeis. Registe a minha entrada e a do carro". A única coisa boa foi que estavam lá os chefes dele portanto durante 10 minutos desanquei-os. " Para que é que vos pago se não há controlo de acessos nenhum? Eu até podia querer vir roubar ou bater no director de obra". (Confesso, foi bom poder berrar um bocado).
Saio dali rumo a Luanda. Páro para comprar uma bebida. "Cadê o meu troco?" "Não temos troco" "Ouça, eu não saio daqui sem os meus 20 kwanzas por isso vá buscar troco faxavor". Nova mania de Luanda: não dar troco.... meteram-se com a miúda errada.
E quando finalmente me sentei a almoçar a minha sandes favorita, pego no jornal e vejo na primeira página "TAAG é uma das companhias aéreas mais seguras do mundo". Certo, não andam a cair peças nem nada.

Importam-se de deixar de me irritar?

Comentários

Carla R. disse…
hé ! hé ! hé ! Até aqui não tinha percebido bem o teu apelido. Relax Max que daqui a pouco entras em casa (para te irritares com coisas diferentes. Conselho : Evita os telejornais)
Sandra Coelho disse…
Eh pá... uma miúda tem limites!!! E agora tenho de entrar em zen porqu ouvi uns rumores que a TAAG não garante os lugares que já vendeu.....
myself disse…
A desanca à tua empregada está demais! :)
Tobias disse…
bom.... tenho umas palavras de consolo.... não é só Luanda que está irritante nestes dias. Hoje à hora de almoço entrei no carro, fechei-me lá dentro e dei dois berros (daqueles de desopilar). Depois lembrei-me que o carro dava para a janela do refeitório e estavam lá umas quantas pessoas... Arranquei e fui à minha vida.
Sandra Coelho disse…
Bom lugar para gritar Tobias!!!!
Mas acreditam que a coisa não ficou por aqui? Não é que hoje tive uma reunião em que me exigem algo para o qual não há qualquer lei em Angola? E que enquanto não fizer não me deixam trabalhar porque sim? E que quando eu pedi qual a legislação que regulamenta a licença que não me querem dar me disseram que não sabem qual é e que procurrar vai demorar muito tempo? Rais parta! Ou me meto num avião depressa ou vou começar à estalada. Ai vou vou.
tasjaber disse…
Não vendem liamba em Angola?
Claudio Silva disse…
Vem cá para o Caipirinha Lounge para ouvir umas músicas lusófonas serenas e calmantes, de certeza que te iram tirar a irritabilidade. E já agora um desejo de boa sorte e menos irritação aí na minha cidade natal, mesmo sabendo que é quase impossível não se irritar...
Sandra Coelho disse…
tasjaber, acho que vendem. mas eu tenho a irritante mania de não me meter nessas cenas....
cláudio, e onde é isso?
Claudio Silva disse…
Por enquanto é só um blog, o meu, mas daqui a uns 2 aninhos, dependendo das obras e etc, será algo mais...

lusotunes.blogspot.com
Marta Mourão disse…
A minha preferida é a notícia da TAAG.