#74 24/10/2010



#74 24/10/2010, originally uploaded by MauFeitio.

O Hotel Turismo em Luanda era um dos símbolos da guerra civil. Era aqui que estavam alojados membros da UNITA e a certa altura foi ferozmente bombardeado. As marcas de balas e outras porcarias que matam estavam por todo o lado.
Passei por lá no domingo. Está a ser demolido. Não sei se isso é bom ou mau. Não tenho a certeza que seja bom apagar completamente todas as marcas de guerra. Claro que não podia ficar como estava mas não estou segura que esta seja a melhor solução.

Comentários

Não, não perdi de vista o seu blogue. Não tenho entrado para comentários, mas tenho acompanhado, post após post, o que tem escrito, isto é, a sua incursão por Angola. Não perdi, inclusive a sua visita a Moçambique, nem as idas à Quiçama, bem como as vindas de férias a Portugal. Tudo tenho lido e seguido com atenção, preparando-me para um dia aqui lhe deixar um comentário resumo.
Mas hoje, ao falar do Hotel Turismo não resisti.
Sabe, eu estava em Luanda, como correspondente da RTP, quando o hotel foi bombardeado. Com um grupo de outros jornalistas, na maioria portugueses, encontrava-me no interior do hotel tentando entrevistar elementos da UNITA. Ao som dos primeiros disparos gerou-se pânico. Saí a correr, conseguindo entrar no jipe da RTP estacionado no exterior, com ele galgar o passeio e "resgatar" os meus colegas, entre eles Henrique Monteiro, actual director do Expresso, que num artigo no seu jornal se referiu ao acontecimento, dizendo que me devia a vida. Também eu lhe fiz referência no livro que escrevi e publiquei em 2002 (Angola- A Cultura do Medo).
Desculpe o comentário longo, mas este era uma memória adormecida, que o seu post despertou.
Estou de acordo - o hotel não devia ser demolido, pelo menos totalmente. Devia ser preservado como marco histórico.
Abraço
Sandra Coelho disse…
Carlos, que prazer tê-lo por aqui!!!
É estranho defendermos que os vestígios da guerra se mantenham. Mas a memória não pode ser apagada, o passado não deve ser branqueado.

Entretanto tenho andado a aproveitar o seu país! Sim, tenho andado a disfrutar de África e cada vez percebo melhor o fascínio deste continente. Vou partir sexta-feira para mais uma aventura: Namíbia. Finalmente vou ver o Etosha e finalmente, espero eu, vou ter um vislumbre de leões!!! Depois, não sei. Há tanto a ver por aqui....
Tenho sabido dos sues problemas de saúde. Espero que se encontre bem agora e que permaneça assim por muito tempo!!!
Marta Mourão disse…
Eu fiquei no Hotel Turismo há 20 anos atrás. Tinha 9 anos quando visitei Luanda pela 1ª vez. Lembro-me de descermos no elevador com muitos "tropas". É estranho ver a tua foto agora...
Também fomos uma vez à noite até o hotel Panorama, que na altura estava na moda. E realmente era um hotel lindíssimo. Nada a ver com os dias de hoje.